Tenho medo de dentista: E agora?




Já fui perguntada inúmeras vezes porque as pessoas tem medo de dentista, honestamente, acredito que  não são algumas coisas que causam esse medo, e sim o acúmulo delas. 

Antigamente tratamento odontológico era sinônimo de dor e sofrimento, e o que a maioria da população não sabe, é que o Dentista não deve ser procurado somente quando sente dor, agindo de forma curativa, o profissional deve ser procurado de maneira preventiva, com a finalidade de evitar que tais sofrimentos aconteçam..
Se o paciente visita o seu Dentista periodicamente, fazendo exames, análises, cuidando, tratando, a probabilidade de ele ter de realizar algum procedimento mais invasivo e doloroso, é mínima.

Outro dos maiores problemas é a educação que esse paciente recebeu. Muitos pais utilizam consultórios como forma de castigo, dessa forma nunca nenhuma criança entrará em sua clínica com um sorriso no rosto e sim com medo e muitas vezes já chorando, e esse trauma acaba sendo levado pro resto da vida do paciente.
Porém, ainda existem casos em que o paciente não tem
somente medo, e sim pânico de dentista, a chamada Odontofobia, nesses casos deve ser feitas intervenções terapêuticas e inúmeras precauções  devem ser tomadas.

Também, devem ser tomados alguns cuidados como:
 Na primeira consulta, ao invés de levá-lo diretamente a cadeira, devemos atendê-lo no escritório, para que ele nos conheça e fique mais tranqüilo, sabendo qual procedimento será realizado.
Depois de passada a etapa da primeira consulta, devemos deixar nosso consultório preparado para o atendimento, porem sem deixar nossos “instrumentos de tortura” como alguns pacientes gostam de chamar a mostra, dessa forma, ao paciente adentrar o consultório e não visualizar os instrumentais, ele já diminui sua imaginação, ficando mais calmo e facilitando o atendimento.


Seguindo essas medidas e outras inúmeras dicas, tenho certeza que o atendimento se tornará mais tranqüilo e eficiente, facilitando assim o trabalho do profissional e diminuindo o tempo em que o paciente ficará dentro do consultório.

Giovana Maestrello- Universidade Metodista de Piracicaba-FOL, Acadêmica 4º semestre.

0 comentários:

Facebook